By Nabote Langa
A AMODEC em parceria com a DVV International em Moçambique vem implementando o PI com foco em matérias de Agricultura, Processamento de produtos agrícolas, Pequenos negócios e Poupança.
Neste contexto, a associação procurou conversar com os seus beneficiários para entender a sensibilidade destes em torno dos benefícios do programa, ao que eles afirmaram estar a viver momentos de transformação na vida do dia-a-dia.
É que o programa para além de fornecer ferramentas para aquisição de competências na leitura e literacia numérica, contribui para o incremento da produção agrícola e melhoramento da renda familiar.
Celina Massingue, de 56 anos de idades, é participante no programa de alfabetização integrado de jovens, no Posto Administrativo 3 de Fevereiro - Manhiça e adultos e afirma que este tem ajudado bastante no seu quotidiano, pois para além de aprender a escrever, o que antes não sabia, aprendeu também a melhorar a sua produção agrícola, melhorando bastante a dieta da família.
No Posto administrativo da Maluana no mesmo distrito, a associação conversou com a senhora Maria Mulhovo, que é também beneficiária do programa integrado de alfabetização e declarou que desde que começou a participar neste programa tem vindo a registar melhorias na sua produção, pois aprendeu sobre o espaçamento necessário entre as culturas.
Na vila sede está o alfabetizando António Chirindza. Ele optou em criar um pequeno negócio, após participar nas sessões de PI. Afirma ter iniciado com esta actividade depois de aprender que era possível aumentar a renda familiar a partir do comércio de produtos tirados da machamba, e melhorar igualmente a dieta familiar, por isso faz também a hora caseira.
As metas, assim como os sonhos dos beneficiários são diversificados mediante a realidade familiar e interesse individual. Uns querem aperfeiçoar a leitura, a escrever e saber contar; outros querem melhorar a dieta e a renda familiar a partir dos temas de integração.
O PI é implementado pela AMODEC, em quatro Distritos; dois da Província de Maputo (Manhiça e Magude) e os restantes dois na Província de Gaza (Bilene e Limpopo). O programa tem a duração de um ano e conta com um universo de 1832 beneficiários, sendo que a maioria concentra-se no distrito da Manhiça, num total de 419 participantes.